MATÉRIA
ENDOMETRIOSE

É a presença de glândulas e estroma endometrial fora da cavidade uterina. É uma doença hormonal (excesso de estrogênio e deficiência de progesterona) e inflamatória. Os sintomas prevalentes são dor pélvica crônica, dor na relação sexual, infertilidade. O tratamento usual são medicamentos para inibir a aromatase, a inflamação e os que irão ativar a progesterona.
Em vários casos há remoção cirúrgica do tecido endometrial.
______
👉Mas a Nutrição Funcional e a Física Quântica tem enorme papel na prevenção da evolução do quadro e melhora dos sintomas, ajuda na fertilidade também 🙌
______
É de extrema importância começarmos pela eliminação do estrógeno e para isso vários alimentos podem ser colocados na dieta. Eu prezo bastante a qualidade intestinal pois é no intestino onde esse hormônio pode ser reabsorvido além da qualidade do fígado. Vários sintomas estão relacionados a disbiose (alteração da qualidade intestinal) e a fígado intoxicado. Faço um levantamento desses sintomas para indicar o melhor tratamento.
_______
A inflamação é piorada pelo consumo de farinhas brancas, glúten, leite e derivados, açúcar. Isso está bastante documentado nos estudos ‼️
Os alimentos antiinflamatórios são importantes como ômega 3 presentes na sardinha, chia, atum. Infelizmente salmão no Brasil não tem nada de ômega-3‼️
______
Suplementação de vitamina D, probióticos, vitaminas e minerais.
______
Potencializar os temperos antioxidantes e antiinflamatórios como Gengibre, cúrcuma, pimenta cayena.
_____
Além disso, observarmos o % de gordura, pois quanto mais gordura corporal, mais inflamação.