Ligue: (31) 98387-7878 (WhatsApp) - Secretária Online
MATÉRIA
PERIODIZAÇÃO NUTRICIONAL

Periodização nutricional – Você sabe o que é?
Trata-se do uso estratégico combinado de treinamento de exercícios e nutrição com o objetivo de obter adaptações que apoiem o desempenho do exercício.
Ela depende do tipo e intensidade do treinamento, rotina alimentar e objetivos do indivíduo/atleta.
A disponibilidade de carboidrato é uma das bases das estratégias de periodização nutricional, podendo ser baixa durante o exercício (“training low”) o que poderia levar a maior oxidação de gorduras durante o exercício, ou elevada (“training high”) na qual o indivíduo treina com estoques cheios de glicogênio, o que contribuiria para redução de fadiga e melhor desempenho no exercício, principalmente de endurance. Uma estratégia que vem sendo estudada com atletas é treinar com baixa e competir com alta disponibilidade de carboidrato (“train low compete high”). Outras estratégias de periodização nutricional: treino noturno seguido de restrição na ingestão de carboidratos (“sleep slow”), treino em jejum, dentre outras.
A periodização nutricional é uma excelente forma de otimizar o desempenho, e as estratégias a serem escolhidas devem sempre considerar a individualidade.

VOLTAR PARA MATÉRIAS