Ligue: (31) 98387-7878 (WhatsApp) - Secretária Online
MATÉRIA
Gratidão e Cérebro

Além de nutrir o corpo, que tal nutrirmos a mente também? E como se nutre a mente?


Com pensamentos positivos e sentimentos como a gratidão! A gratidão não significa apenas dizer “obrigado”

.

É um sentimento que libera endorfina e inunda nosso corpo melhorando nossa saúde.

Segundo a  neurociência, quando geramos sentimentos de gratidão, passamos a ativar o sistema de recompensa no cérebro, localizado no núcleo Accumbens, área responsável pela sensação de bem estar e prazer do nosso corpo. Quando o cérebro identifica que algo de bom aconteceu, há uma liberação de um neurotransmissor chamado dopamina. Os neurotransmissores transmitem mensagens entre os neurônios, cujo mecanismo de ação é ativar os receptores dopaminérgicos que identifica a presença desta dopamina no núleo Accumbens. A dopamina então, ativa essa região e aumenta a sensação de prazer. Por isso, pessoas que manifestam gratidão, tem níveis elevados de emoções positivas, satisfação com a vida, vitalidade e otimismo.

Mas para a gratidão existir, ela precisa ser construída pelo nosso pensamento como: pensar coisas que você já conquistou, que deseja conquistar e criar a sensação do desejo realizado!! Você escolhe o que pensa. No nosso cérebro, não cabe coisas tristes e felizes ao mesmo tempo. Por uma outra via neural, a gratidão também estimula a liberação de um hormônio chamado ocitocina que estimula o afeto, traz tranqüilidade, reduz a ansiedade e o medo. A ocitocina é produzida no hipotálamo que liga o sistema nervoso ao sistema endócrino através da glândula Pituitária que libera ocitocina para a corrente sanguínea.

Com isso, exercitar o sentimento de gratidão também dissolve o medo, a angústia e sentimentos de raiva. Assim, fica mais fácil controlar esses estados mentais tóxicos e desnecessários.

Ocupe diariamente seu cérebro com sentimento de gratidão permitindo a superação de obstáculo que possa existir no seu caminho, facilitando que suas metas e conquistas possam ser alcançadas. Para fazer seu dia começar de maneira positiva, pela manhã ao acordar, experimente pensar em vários  motivos que você tem para ter gratidão! Faça essa experiência neural tão importante! E surpreenda-se com uma vida boa e feliz

VOLTAR PARA MATÉRIAS