Ligue: (31) 98387-7878 (WhatsApp) - Secretária Online
MATÉRIA
Ciclo Circadiano

Os ritmos circadianos são aqueles que apresentam um período de 24 h, como, por exemplo, o ciclo sono-vigília, temperatura corporal, atividade e comportamento alimentar. Distúrbios provocados pelas alterações nos horários de sono/vigília influenciam o apetite, a saciedade e, consequentemente, a ingestão alimentar, o que pode favorecer o aumento desses transtornos. Assim, o  comportamento alimentar pode ser influenciado por ritmos circadianos. Veja como funciona nosso ciclo e os horários que os hormônios são liberados:

– 6h-8h Pico máximo do Cortisol: hora de despertar e ideal para atividade física.

-9h – 10h Serotonina: Diminui compulsões

– 10h -12h: Adrenalina e dopamina: maior estado de vigília e memória de curto prazo mais ativa

– 13h – 14: Diminuição da adrenalina e digestão. Ideal para descanso.

– 15h- 16: aumento da disposição física. Ingerir nesse horário alimentos de fácil digestibilidade e bom horário para prática de exercícios físicos.

– 18- 19h : Aumento da atividade intelectual e estado de vigília. Consuma alimentos de baixa carga glicêmica e baixa digestibilidade.

– A partir de 20h Melatonina: Ahh a melatonina… o hormônio do indutor do sono. Inclua nesse horário alimentos como: banana, aveia, milho, cereja (fresca, hein), salsa, tomilho …

– 21h – 6h Hormônio do crescimento: Momento de reparação orgânica e renovação celular. Um sono anabólico favorece a hipertrofia!!

Apresenta dificuldade em ganhar massa magra ou eliminar a gordura? Seu ciclo circadiano pode está alterado. Converse com sua/seu nutri e estabeleça os melhores horários e alimentos para suas refeições!

Texto da nossa nutricionista Ana Cristina Ulhoa

VOLTAR PARA MATÉRIAS