Ligue: (31) 98387-7878 (WhatsApp) - Secretária Online
MATÉRIA
Qual panela mais saudável?

Alumínio:  Uma das Piores!! Há liberação deste metal e as consequências comprovadas são: Alzheimer e Parkinson, doenças do sistema esquelético como alterações do metabolismo do cálcio, constipação intestinal, cólicas abdominais, anorexia, náuseas, fadiga, alterações neurológicas com graves danos ao tecido cerebral. Na infância pode causar hiperatividade e distúrbios do aprendizado.

Aço inoxidável: É composto por ferro, cromo e níquel. O níquel é um dos metais mais tóxicos. Está associado a alergias, dermatites de contato, asma e afeta o cérebro.

Cobre: Na população principalmente em mulheres já se observa um aumento no cobre sanguíneo causado pelo uso de pílulas anticoncepcionais, e outros, e ele pode causar dano renal, dores nas juntas e até lesões cerebrais, alterações nas articulações, náuseas, vômitos e diarreia.

Esmaltada: O esmalte aplicado sobre o ferro impede a ferrugem. O esmalte utilizado pode conter elementos tóxicos como o chumbo e cádmio.

Pedra-sabão: antiaderente e com capacidade de reter calor. Ricas em cálcio, magnésio, ferro e manganês. In natura libera níquel.

Ferro: suas características principais são o peso e a cor escura. Pode aparecer ferrugem, sendo altamente prejudicial à saúde. Também pode liberar toxidade na cocção de alguns tipos de alimentos.

Antiaderente ou Teflon: revestimento de politetrafluoretileno; mas se danificado há a migração dos metais pesados da panela para o alimento. A danificação pode acontecer por altas temperaturas em tempo prolongado que liberaram mais de 15 gases tóxicos, uso de utensílios inadequados, esponjas de aço. Se utilizada corretamente é uma opção.

Barro: Conseguem manter o alimento aquecido mas tem facilidade em adesão de resíduos e por isso no ponto de vista microbiológico pode ser perigosa. Não liberam nada nocivo!

Vidro: Rápido aquecimento, único que não libera nada nocivo! Requer habilidade no manuseio e preparo dos alimentos.

Cerâmica: Preserva o calor e com a nova tecnologia também é atóxica! Não tem contraindicações. É a melhor!!!

 

VOLTAR PARA MATÉRIAS