Ligue: (31) 98387-7878 (WhatsApp) - Secretária Online
MATÉRIA
Qual melhor óleo para cozinhar?

Qual óleo você usa na sua casa?

1º – Vamos a um conceito bem básico que gera muita polêmica. Fritar com azeite pode? PERAI, quem vai fritar algo se está em uma reeducação alimentar, fritar uma coxinha no azeite? Fritar uma batatita frita? Oi? Ninguém né, então fritura não tem que ser pensada como uma alternativa e ter um óleo para fritar algo em imersão!! Simples.

2º – A quantidade de óleo utilizada para fazer qualquer refeição saudável é pouca, o que acontece na maioria das casas e restaurantes é a grande quantidade de óleo e as comidas ficam até brilhando né. Por exemplo, várias pessoas tem hábito de usar óleo para arroz, feijão, carnes, só que não precisa!! É um hábito errado. Se quiser usar, use os listados no final.

3º – Os óleos vegetais tem processo de refinamento ou seja, tudo que tinha de saudável foi tirada por esse processo e ainda são adicionadas substancias nocivas para aumentar a vida de prateleira. Ainda não são prensados a frio, e por isso tem alta quantidade de gorduras ruins.

Óleo de Canola – canola não existe na natureza, esse óleo é feito da Colza e foi produzido no Canadá a 1ª vez em meados da década de 80. Isso veio em bombardeio contra a indústria da gordura saturada que na época foi o grande Boom na descoberta que essa era a causadora de infartos. Hoje já se sabe que a gordura saturada é extremamente importante para o corpo e que ela não causa doenças cardíacas (leiam o post sobre gorduras). Além disso tem diversos estudos relacionando ao aparecimento de doenças como o câncer. Ou seja não é legal usar.

Óleo de Soja – Lotado de substâncias agrotóxicas para aumentar a produção em larga escala. Tem grande quantidade de glifosato, substância altamente cancerígena. E a soja no Brasil é transgênica e ainda não se sabe os efeitos reais disso. Ou seja, também não é legal usar.

Óleo de Milho – Péssimo, altamente alergênico, transgênico e valor nutricional baixo por ter refinamento. Os outros óleos como girassol, algodão, arroz também não são legais.

Grandes Aliados, óleos saudáveis:

– Azeite Extra Vrigem – todo mundo sabe que não pode cozinhar em altas temperaturas. Mas colocar em um refogado, omelete, legumes, sopas vale demais!!! O que não pode é deixar ele fritando na panela com o alho sabe, ai vira gordura ruim. O azeite tem milhões de benefícios desde saúde cardiovascular, até emagrecimento. Ajuda na melhora da pele, prevenção de doenças como Alzheimer, câncer, etc. Comprar com acidez menor que 0,5%, vidro escuro e deixar na geladeira para não oxidar!!

– Óleo de Coco – campeão!!! Esse é muito legal!! Dá para usar em altas temperaturas que não sofre modificações ruins. Inúmeros benefícios como emagrecimento (ótimo para fazer muitas combinações), melhora da acne (claro que cada caso é um caso), redução do colesterol oxidado (é esse que faz mal!! Grande parte dos infartados tem colesterol no limite ou “normal” mas estava oxidado), melhora da glicemia, atua contra diversas doenças, ajuda contra candidíase, promove saciedade. Fonte de energia para o corpo e fígado.

Texto do site Clinica Ana Paula Fidélis – Nutricionista BH

VOLTAR PARA MATÉRIAS