Ligue: (31) 98387-7878 (WhatsApp) - Secretária Online
MATÉRIA
Fibromialgia e Nutrição Funcional

A fibromialgia é acometida principalmente em mulheres. É uma síndrome que tem a soma de diversos sintomas sendo o mais prevalente as dores musculares em diversos pontos podendo migrar com o tempo e de acordo com o estresse. Veja os sintomas:

Dor em qualquer ponto que encosta, tudo irrita facilmente, sensibilidade maior a dor, rigidez matinal, falta de disposição e sono constante, baixa produção de energia, distúrbios gastrointestinais, irritabilidade, depressão, tonturas e palpitações, parestesia, TPM, dores crônicas.

Embora seja uma síndrome que não acomete deformidades físicas tem que ser levada a sério pois pode reduzir muito a qualidade de vida, vários pacientes chegam a ficar acamados sem conseguir fazer nada por muito tempo.

Causas diversas que podem ser melhoradas com suplementação e alimentação adequadas:

Insônia – não é somente ao fato de não dormir, mas acordar cansado, não entrar nas fase de sono profundo e reparador, sendo assim, não repõe as energias de forma correta, nem produz hormônios corretamente.

Baixa produção de ATP – menor capacidade de produzir energia! As mitocôndrias são organelas celulares que produzem energia e parece que em pacientes com essa síndrome a capacidade está reduzida

Estresse e Fadiga Adrenal – alteração na produção e horários do cortisol, hormônio que tem muitas funções mas assim como outros, liberado em horários inadequados acarretam inúmeras deficiências e distúrbios como insônia, cansaço crônico, fadiga, excesso de peso, flacidez muscular mesmo treinando.

Intoxicação por alumínio – pesquisas tem relacionado o excessivo intox de alumino por desodorantes, perfumes em spray (oh céus), panelas de alumínio, maquiagens. Esses pacientes devem procurar alternativas sem alumínio, consultem seu dermatologista pois já existem opções.

Dicas Preciosas:

É preciso corrigir a alimentação e não ingerir carboidratos simples (doce, massas, tortas, bolos, refrigerante, suco de caixinha) pois esse grupo alimentar fornece energia imediata e acaba exaurindo os nutrientes e não fornece energia linear.

Introduzir muitos brotos na alimentação pois são fontes de CoenzimaQ10 – fundamental!!!!. Além da sardinha, abacate, açaí (sem xarope).

Evitar uso de bebida alcoolica pois depletam muitos nutrientes principalmente os relacionados a energia.

Suco Verde é essencial!!! Varie nos verde-escuros sempre e não usar somente a tal da couve, usar frutas diversas, colocar gengibre e maca peruana. Mas claro consulte sua nutri!!!

Texto site Nutricionista Ana Paula Fidélis BH

 

 

 

 

 

VOLTAR PARA MATÉRIAS