Ligue: (31) 98387-7878 (WhatsApp) - Secretária Online
MATÉRIA
Comer ovo com ou sem a gema?

Quem disse que a gema é ruim hein? Não é não!! Veja aqui alguns pontos:

1º O colesterol é uma gordura fundamental para diversas reações no nosso corpo principalmente para produzir hormônios. Já repararam que com a idade avançando o colesterol aumenta? Por que será? Ele aumenta para fazer MAIS hormônios que estão declinando!! Isso é de suma importância. Mas o colesterol alto no sangue meu Deus dá infarto. NÃO. Inúmeras pesquisas apontam o colesterol normal em pacientes infartados. Não é somente o colesterol puro, sem alterações que irá fazer isso, mas sabe o que? A inflamação, estresse, sedentarismo, radicais livres, poluição, gorduras hidrogenadas e trans TRANSFORMAM o colesterol em uma molécula oxidada, diferente! O resultado é que seu fígado responsável por pegar o colesterol que sobrou no sangue, não reconhece ele mais, ai sim ele fica lá entupindo tudo. Ou seja, o seu colesterol normal pode estar oxidado. Como saber? Existem vários exames e parâmetros laboratoriais que ajudam a ver isso. Veja com o seu médico ou nutricionista funcional se já pediu fibrinogênio, PCR ultrassensível, homocisteina, Lipoproteina A, ApoB, LDL oxidada, etc. NOTA – há geneticamente um defeito na produção enzimática de colesterol em alguns pacientes e mesmo com a dieta restrita, tomando remédio não vai adiantar, é preciso focar na alimentação para reduzir os fatores citados acima.

2º Fonte de Colina – esse é um aminoácido importante na síntese de acetilcolina, um neurotransmissor responsável por energia, relevante na atividade física, prevenção de diversas doenças. A colina ainda ajuda na detoxificação, prevenção de cânceres, excelente para memória e cérebro. Ainda ajuda na prevenção do aparecimento de doenças no nosso DNA quando é formado.

3º Fonte de zeaxantina e luteína que são importantes para prevenção de catarata, degeneração macular e contra câncer. É o mesmo que tem na cenoura, mamão, etc

4º Fonte de Colesterol – YES, sim nós precisamos de colesterol. Olhe o item 1.

5º Importante para o ganho de massa muscular!!! Pense comigo – está usando somente a clara pois é fonte de albumina, ótimo! Ai tirou a gema. Ficou com o metabolismo do colesterol fraco – sem formar corretamente testosterona que faz o que? Massa muscular.  Ficou com pouca colina que forma quem? Acetilcolina, pouca energia no treino. Ai comeu só a clara.

Tem muitos pacientes que não  gostam da gema, tudo bem, mas tirar a gema só para comer a clara pois a gema faz mal, não pode fazer isso mais viu gente. Coma a tal da gema meu Deus!!! Se não usar com os seus milhões de ovos durante o dia, use a gema para fazer crepioca!! Use ela em outras receitas.

6º A clara é um alimento altamente alergênico e muitos pacientes tem isso. Significa que ela aumenta o poder inflamatório do corpo podendo engordar, causar diversos sintomas ruins, doenças, e até mesmo doenças cardiovasculares. Então, não é somente entupir de clara para ganhar massa muscular. Tem que ter a avaliação toda certinha, e se eu nutri te passou isso não vá lá falar no ouvido dele não rs, mas veja se pode comer a gema!

Texto do site Ana Paula Fidélis Nutricionista BH

VOLTAR PARA MATÉRIAS