Ligue: (31) 98387-7878 (WhatsApp) - Secretária Online
MATÉRIA
TPM: A Nutrição Funcional pode ajudar?

Quem nunca sentiu uma dor de cabeça, irritabilidade, nervosismo, ansiedade, vontade de comer doces, vontade de sumir, e por ai vai? São mais de 200 sintomas que estão associados na TPM. A TPM significa Tensão Pré Menstural.

Vários estudos relatam mulheres com sintomas não somente na TPM mas durante e até após a menstruação! Você sabia que a alimentação está intimamente relacionada com os sintomas? Além disso a disbiose, alterações hormonais também estão relacionadas.

Alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio, proteínas de difícil digestibilidade pioram muito os sintomas da TPM. Sabe por que? Elas alteram a comunicação correta hormonal, tornam a membrana das células mais rígidas e com isso causa um desbalanço na ação deles. Com o consumo dessa classe de alimentos há uma inversão hormonal. Há uma maior produção de glutamato, hormônio altamente excitatório e com relação na piora do humor e uma menor produção de serotonina e com isso mais ansiedade, alteração de humor, irritabilidade, etc.

Os alimentos que mais pioram os sintomas da TPM são frituras, massas, tortas, bolos, doces gordurosos, salgadinhos, chips, refrigerante, adoçantes, produtos diet e light, sopas instantâneas. Esses alimentos também alteram o produção de aldosterona, hormônio que leva ao inchaço, distensão. Além disso esses alimentos tem a capacidade de aumentar a produção de dopamina, hormônio do prazer. Assim, ao comer esses alimentos, a pessoa ficará com sensação de prazer, porém rápida pois a queda hormonal logo acontece e ai a dependência aumenta.

A dica da nutricionista funcional é sempre arrumar a alimentação para reduzir cada vez mais os sintomas:

1 – Comer sempre de 3 em 3 horas para não aumentar o cortisol, hormônio altamente do estresse;

2 – Beber chás diuréticos como hibiscos, cavalinha ou salsaparrilha

3 – Evitar frituras, massas, tortas, bolos

4 – Consumir mais vegetais verde escuros, sementes como girassol, abobora, chia, linhaça que são ricas em cofatores para aumentar a produção de serotonina,

5 – Consumir frutas com canela para reduzir a vontade de comer doces

6 – Pode consumir chocolate 70% de cacau pois o cacau tem inúmeros benefícios para a pele, ajuda contra a TPM. Mas não vale aquele chocolate lotado de gordura!!

7 – Praticar atividade física de tarde para reduzir o pico de cortisol e aumentar a serotonina.

*Texto exclusivo do site Ana Paula Fidélis – Nutricionista BH.

 

 

VOLTAR PARA MATÉRIAS