Ligue: (31) 98387-7878 (WhatsApp) - Secretária Online
MATÉRIA
Os Benefícios do Açaí

É uma fruta típica da região  Amazônica, mas atualmente está sendo cultivado em outras regiões do Brasil.  Na Amazônia esta fruta é consumida pelos nativos com farinha de mandioca ou tapioca, o que tem a sua versão de gosto para o salgado. Esta versão pode ser consumida com peixes assados ou camarão.

 

Muita atenção tem sido dada aos benefícios desta fruta. Tem uma alta capacidade antioxidante prevenindo doenças cardiovasculares, envelhecimento precoce, aparecimento de celulites, acne, melhora os aspectos da pele, reforça as defesas do sistema imunológico e ainda atua na prevenção contra o câncer. Melhora o funcionamento do intestino, é ótimo para fornecer energia e aumentar a vitalidade e disposição.

 

Rico em vitamina E, cálcio, fósforo, fibras, polifenóis e antocianinas que são poderosos antioxidantes.

 

Popularmente consome-se esta fruta na forma de creme ou suco adicionado de xarope de guaraná, banana e granola. Atualmente várias versões estão aparecendo como adição de granulado, chantily, marshmallow, balas, calda de sorvete, chocolate, entre muitos outros.

 

Para que haja o benefício íntegro da fruta é necessária a diminuição destes adicionais porque eles não acrescentam benefícios e sim malefícios como altas quantidades calóricas, grande quantidade de açúcar que faz com que haja conversão rapidamente em gordura, prejudicam a absorção de vitaminas e minerais, atrapalham o controle da glicemia e outros.

 

Dica: Sugiro o consumo da polpa sem o xarope de guaraná, acrescido de banana ou melancia que são frutas doces e até mesmo a granola que é rica em fibras. Para dar consistência pode acrescentar aveia em flocos porque vai ficar bem cremoso e ainda vai diminuir a absorção de açúcar.

 

Sempre lembre que a orientação de uma nutricionista é muito importante!

* Texto exclusivo do site Ana Paula Fidélis – Nutricionista em BH.

 

VOLTAR PARA MATÉRIAS